terça-feira, 22 de maio de 2012

Xô pessimismo!

“Oh céus, Oh, vida! Oh, azar! Isto não vai dar certo!”

Dependendo da sua idade você conhece esta expressão, largamente utilizada pela hiena Hardy, personagem do desenho animado de Hanna Barbera, popular entre os anos 60 e 80. Deve haver por aí, muitos pessimistas afinados com Hardy, mas eu prefiro ficar bem longe do estado de animo que esta hiena representa. Reclamar da vida o tempo todo não resolve nada, muito pelo contrário, agrava qualquer situação e afasta as pessoas de nós.

Quem agüenta conviver com uma pessoa pessimista, que põem defeito em tudo, que não enxerga o lado bom das coisas, que sempre carrega uma nuvem negra sobre a cabeça? Pessoas assim vivem insatisfeitas porque sofrem de auto-compaixão, sentem-se vítimas do destino e são incapazes de lutar por sua própria felicidade. O pior disso tudo é que o pessimismo às vezes contagia. Quantas vezes você ouviu alguém reclamando da vida, ou do mal dia que teve, enquanto o outro tenta convencê-lo de que a vida dele é pior? Pois é, parece até uma competição entre dois “azarados”.

Sabemos que tudo na vida é movido por energia. Nossas atitudes, nossas palavras, e principalmente os nossos pensamentos são pura energia, fortemente responsáveis pelo nosso sucesso ou por nosso fracasso. Imagina como é a energia de uma pessoa que reclama de tudo. Certamente esta pessoa só vai atrair coisas ruins, reforçando a crença de que nada dá certo com ela.

Tudo o que atraímos na vida está de acordo com a freqüência em que vibramos. Funciona mais ou menos como as ondas de um rádio, o resultado vai depender da estação em que você sintonizar, a escolha será sempre sua.

Apesar disso, algumas vezes eu perco a mão e tenho meus dias de hiena. As coisas ficam difíceis e eu preciso lutar terrivelmente contra uma vilã chamada depressão. No trigésimo oitavo dia da minha volta a capital paulista, eu vi minha viola em cacos. Não sei de onde vinha tanta insatisfação, mas sei que era uma tristeza real, capaz de arrancar muitas lágrimas. A minha sorte é que sou bastante otimista, não desisto de nada antes de lutar muito, mesmo que me acreditem sonhadora ou ingênua.

A verdade é que nestas situações, ainda que leve algum tempo, eu sempre consigo mudar a sintonia ruim para outras melhores. O importante é não se entregar, acreditar que as coisas vão melhorar e se esforçar para ter pensamentos e atitudes mais positivas.

Mas como ninguém é de ferro, tente não se cobrar muito, permita-se cometer alguns erros, aceite alguns dias ruins, isto é perfeitamente normal. O que não é normal é imaginar-se infalível, é desejar o perfeccionismo, é acreditar que você nunca pode errar. Isto certamente abrirá as portas da depressão, pois você estará sempre insatisfeito com a sua vida e com a sua performance diante dos outros.

Para mostrar a diferença entre um pessimista e um otimista, de forma bem descontraída, colei abaixo um texto encontrado na Internet, cujo autor eu desconheço.



Perguntaram a várias pessoas se o copo acima estava meio cheio ou meio vazio, as respostas vieram assim:

- O pessimista disse: o copo está meio vazio.
- O otimista disse: o copo está meio cheio.
- O psicólogo disse: o importante é saber como o copo se sente em relação à água.
- O químico disse: o copo tem duas vezes mais hidrogênio do que oxigênio.
- A atendente de telemarketing disse: hoje mesmo o copo vai estar ficando meio cheio.
- O bipolar disse: o copo está meio cheio... Não, está meio vazio... Peraí, está meio cheio... Oh, meu Deus, quero morrer!!!
- O IBGE disse: 49% dos entrevistados disseram que o copo está meio cheio; 49% que o copo está meio vazio; e 2% estão indecisos ou não quiseram opinar.
- Caetano Veloso disse: o copo está cheio de água. Ou não. A água está cheia de copo. Mas o que importa mesmo é a reciprocidade que existe entre a água e o copo.
- Faustão disse: Ô loco meu!! Brincadeira... Esse copo tá meio cheio... Tanto no pessoal como no profissional... Isto mostra o tamanho da sua dignidade.
- Lula disse: nunca na história desse país um copo esteve tão cheio.

*****



É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

2 comentários:

  1. Sei bem como eh.. convivo com uns pessimistas que nada dá certo na vida deles. Eu digo: "gente, acredita, tudo vai dar certo." Mas eles insistem em dizer : Aline, tem jeito não, tudo eh difícil pra mim."
    Claaaaro q eh, com um pensamento desses.
    Querida, achei teu blog através do Chuchulices. Tô adorando os textos.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, seja bem vinda ao meu cantinho.
      Fico feliz que esteja gostando dos textos, faço tudo com muito carinho e tento compartilhar meus aprendizados sobre a vida.
      A Paty Chuchu é uma fofa, ela indicou o "Janela da Alma" no blog dela, né?
      Volte sempre que puder, "a janela" estará sempre aberta.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...