sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Origem do presépio de Natal

O mês de dezembro chegou e o clima natalino tomou conta da cidade. A linda decoração de Natal está espalhada pelas ruas, praças, escolas, lojas, residências, escritórios, e até no elevador do prédio onde trabalho. Algumas decorações são tão famosas que já viraram atração turística.

Esta é a época do ano em que as crianças escrevem cartinhas ao papai Noel, os adultos se reúnem para organizar o amigo secreto e a ceia de Natal, as pessoas se agitam pra lá e pra cá fazendo compras e mais compras, e os comerciantes, é claro, ficam felizes porque o lucro é certo.

Mas será que no meio desta movimentação toda alguém ainda se lembra quem é o ilustre aniversariante? Será que as pessoas conhecem o verdadeiro motivo desta grande festa, presente em todos os lares cristãos do planeta?

É claro que muitas pessoas nunca se esquecem de Jesus, e mesmo entre tantos presentes e comilanças oferecem uma prece ao menino que, nascido há mais de 2000 anos, deveria ser o grande homenageado da noite de Natal. Embora o objetivo do Natal seja comemorar o nascimento de Jesus, muitos pensam que a importância deste dia está em colocar uma roupa nova, dar e receber muitos presentes, além de comer e beber coisas gostosas.

Sendo assim, resolvi homenagear o ilustre aniversariante do dia 25 de dezembro contando como nasceu o presépio, tradicional representação do nascimento de Jesus.


A HISTÓRIA DO PRESÉPIO

Segundo o evangelho de Lucas (Lucas 2:7), quando Maria deu à luz seu filho primogênito, não havia lugar para eles na hospedaria, então, a bondosa mãe envolveu o menino em faixas e o acomodou num presépio, lugar cercado para dar comida e descanso aos animais, hoje conhecido por estábulo ou curral.

A palavra presépio tem sua origem no latim praesepire, que literalmente significa “local onde se recolhe o gado”, ou seja, Jesus nasceu num lugar destinado aos animais.

No século V, por iniciativa do papa Sisto III (432-440), foi construído na Basílica de Santa Maria Maior um relicário para conservação de algumas partes da Gruta de Belém, e a Basílica ficou conhecida como “Santa Maria do Presépio”. No início, o presépio era representado apenas com uma vaca, um burro, e o menino na manjedoura.

Foi na Idade Média, em 1223, que São Francisco de Assis tornou o presépio bastante popular. Ele queria celebrar um Natal o mais realista possível, e explicar às pessoas mais simples como foi o nascimento de Jesus Cristo. Assim, após receber a autorização do papa Honório III (1216-1227), construiu uma gruta e agrupou, ao redor da imagem do menino, as imagens de Maria e José, e colocou um asno e um boi vivos. Em adoração ao Salvador recém-nascido, imagens dos pastores representando a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu, também faziam parte do presépio montado por São Francisco de Assis. Foi nesse cenário, em Greccio na Itália, que foi celebrada a missa do Natal de 1223.

A pioneira representação do presépio fez tanto sucesso que se espalhou rapidamente por toda a Europa. A tendência começou noutros conventos franciscanos da Itália, e seguiu-se por igrejas e residências, das mais nobres às mais humildes, estendendo-se depois por todo o mundo. Assim nasceu a tradição natalina de montar um presépio para celebrar o Natal.

Dentre as várias manifestações e símbolos do espírito do Natal, talvez seja o presépio a mais universal, popular e significativa de todas. Há, em vários países, muitas exposições de presépios que são verdadeiras obras de arte. Uma das mais belas representações artísticas do presépio foi pintada por Giotto, no afresco que está na Basílica Superior de Assis, em Itália.

Embora presente em todo o mundo, o presépio é uma tradição tipicamente italiana, com estilos e modelos que mudam de região para região, sendo que nos presépios da Itália, a imagem do Menino Jesus é colocada somente depois do seu nascimento, permanecendo vazia a manjedoura antes deste momento.

Se você gosta de presépios, faça uma visita à 22ª Exposição Franciscana de Presépios, realizada no Convento São Francisco de Assis, em São Paulo. Eu estive lá e gostei muito. Embora sejam presépios singelos, feitos com peças pequenas, as obras de arte são bem originais. Os presépios vieram da Itália, Espanha, Angola, Bolívia, Peru, Brasil, Portugal, México, e outros países, todos com características bem regionais, cujos materiais empregados são a palha, madeira, argila, ferro, marfim, tecido, etc. É interessante ver como cada país retrata a tradicional cena do nascimento de Jesus.

Vale a pena conferir, mas caso você não possa ir, saiba que a exposição acontece todos os anos. O Convento São Francisco de Assis fica ao lado da Faculdade de Direito, no Largo São Francisco nº 133, bairro da Sé, região central da cidade de São Paulo.

A exposição acontece de 7 a 30 de dezembro de 2011, das 10h às 18h, todos os dias, com entrada franca (nos dias 24 e 25 de dezembro não haverá visitação).

Tirei algumas fotos durante a minha visita, mas elas não ficaram boas porque a sala de exposição é meio escura, cada montagem é realçada apenas com um foco de luz sobre o Menino Jesus. Mesmo assim eu postei algumas fotos aqui para aguçar sua curiosidade.

Brasil - presépio em palha

Bolívia - presépio em barro cozido esmaltado

México - presépio em barro cozido pintado

Itália - presépio em marfinite pintado



 
É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

Um comentário:

  1. Parabéns, Dilti. Foi por um acaso feliz que vi o seu blog. A própósito de imagens do presépio. Já li esta última entrada e pode ter a certeza que lerei outras. Sou Português, advogado e também tenho um blog ( um pouco satírico ou com essas pretensões) que se chama cucosemarionetas.blogspot.com
    Vou usar o seu presépio. Concorda?
    Um abraço.
    José Barros

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...