quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Esopo e La Fontaine

Outro dia falamos sobre fábulas, provérbios e parábolas. Hoje vamos falar sobre os dois fabulistas mais conhecidos do Ocidente: Esopo e Jean de La Fontaine.

Usada desde cedo como veículo de doutrinação budista, o Pantchatantra, escrito em sânscrito foi trazido do Oriente e, traduzido em outras línguas, ganhou o mundo. As fábulas Orientais constituem o primeiro período da fábula, aquele em que a moralidade é a parte fundamental. Vinda da Índia, passou pela China, Tibet, Pérsia, até chegar na Grécia, onde tornou-se conhecida por intermédio de Esopo.

No mundo Ocidental, Esopo foi o primeiro grande nome no gênero das fábulas, e muitas de suas histórias foram recontadas pelo poeta francês Jean de La Fontaine.

***

QUEM FOI ESOPO?


Acredita-se que Esopo, grande fabulista grego, tenha vivido no século VI antes de Cristo, mas não há provas históricas de que ele tenha realmente existido. Apesar disso, há mais de 300 histórias atribuídas a ele, reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 aC.


As histórias de Esopo sugerem normas de conduta, e são exemplificadas pela ação de animais, tais como: tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Em suas fábulas os animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. Através das fábulas ele criticava a sociedade de sua época, questionando seus valores e seus comportamentos.

Assim como Homero, as fábulas criadas por Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, elas nunca foram escritas por ele, apenas contadas para o povo, que gostava e passava para frente. Somente duzentos anos após a sua morte é que as histórias de Esopo foram transcritas para o papel, mantendo-se conhecidas até hoje.
A raposa e as uvas é uma das fábulas mais conhecidas de Esopo. Confira abaixo o grande ensinamento contido nesta fábula.


A RAPOSA E AS UVAS

A raposa estava morta de fome quando deu de cara com um lindo vinhedo. A safra tinha sido excelente, e a raposa lambeu os beiços ao ver a parreira carregadinha, com lindos e grandes cachos. A raposa tentou mas não conseguiu alcançar as uvas. Se esforçou bastante, tentou muitas vezes e nada. Por fim, muito cansada, resolveu desistir. Então, foi embora dizendo:

- Quem quiser que pegue essas uvas. A mim elas não servem, estão verdes e azedas. Se alguém quisesse me dar essas uvas eu não as comeria.

Moral da história: Quem desdenha quer comprar.


***

QUEM FOI LA FONTAINE?

Dos fabulistas modernos, Jean de La Fontaine é em dúvida o mais conhecido. Considerado o mestre da fábula, ele dizia que a fábula "é uma pintura em que cada um de nós pode encontrar seu próprio retrato."

Jean de La Fontaine nasceu na pequena cidade de Chateau-Thierry, na França, em 1621, e morreu em Paris, no ano de 1695. Por desejo de seu pai, casou-se com Marie Hérricart, em 1647 e, embora o casamento nunca tenha sido feliz, o casal teve um filho de nome Charles.

Estudou teologia e direito em Paris, mas seu grande interesse sempre foi a literatura. Escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido", mas sua grande obra foi "Fábulas", escrita emtrês partes.

Dedicou-se ao resgate das fábulas de Esopo (Grécia) e Fedro (Roma), além das parábolas bíblicas, coletâneas orientais e narrativas medievais, todas elas guardadas pela memória popular.

Seguindo o exemplo de Esopo, as fábulas de La Fontaine eram escritas em linguagem simples e atraente, dando voz aos animais e mostrando as qualidades e defeitos dos seres humanos. A principal característica da sua escrita eram as rimas, o que facilitava muito a memorização das histórias.

Suas primeiras fábulas foram publicadas em 1668, sob o título de “Fábulas Escolhidas”, numa coletânea de 124 histórias. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís XIV.

La Fontaine escreveu 243 fábulas, num período de 26 anos (1668 a 1694), sendo algumas muito conhecidas, entre elas estão: A cigarra e a formiga, A lebre e a tartaruga, O lobo e o cordeiro, O corvo e a raposa, A galinha dos ovos de ouro, O leão e o rato, entre outras.

A sabedoria prática contida na fábula não envelhece porque é fundamentada na natureza humana, e esta, como sabemos, continua a mesma.


Confira abaixo, a minha versão da famosa fábula de La Fontaine:


O LOBO E O CORDEIRO

Na água límpida de um riacho, matava a sede um cordeiro, que ao levantar a cabeça, avistou um lobo carniceiro. O terreno era bem inclinado e a água corria veloz, e o lobo com a barriga vazia, logo levantou a voz:

- Como ousas tu, sujar a água que estou bebendo? Rosnou o lobo farejando o almoço. – Serei obrigado a castigá-lo.

O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:

- Queira me desculpar senhor, mas como posso estar sujando a sua água se estamos distante um do outro cerca de 10 passos; e além do mais, a água corre do senhor para mim?

- Não importa – continuou o lobo ameaçador – Não gosto de você, pois soube que falastes mal de mim no ano passado.

- Não pode ser senhor – respondeu o cordeiro assustado – no ano passado eu nem tinha nascido.

Pego de surpresa, o lobo pensou um pouco e disse:

- Se não foi você foi seu irmão, o que pra mim dá no mesmo.

- Mas isto é um engano – disse o inocente cordeiro – eu não tenho irmão, sou filho único.

- Chega de argumentação!– exclamou o lobo irritado – Já estou perdendo a paciência. Se não foi seu irmão, foi seu pai, seu avô, ou alguém que você conhece. Sendo assim, você vai pagar caro por isto.

- Me desculpe senhor, não fique zangado. Nunca mais virei beber água aqui deste lado.

Mas o lobo cruel lambeu os beiços, deu um pulo, e devorou o cordeiro indefeso.

Moral da história: Contra a força não há argumentos.

***

É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

8 comentários:

  1. vc e um grande autor de ana para la fontaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Eu também acho que La Fontaine foi um grande autor. suas fábulas nos ensinam muitas coisas, a gente lê, se diverte e aprende a ser melhor.
      Continue lendo sua fábulas.
      Beijinhos.

      Excluir
    2. ESTOU FAZENDO MEU TCC SOBRE FÁBULAS, E LA FONTAINE E ESOPO SERÃO OS PRINCIPAIS AUTORES QUE COM CERTEZA MAIS UMA VEZ IRÃO BRILHAR EM UM ARTIGO ACADEMICO.BJ!

      Excluir
    3. Oi Angélica,
      Que tema legal você escolheu, né?
      Qual faculdade você está cursando?
      Boa sorte no seu TCC.
      Beijos

      Excluir
  2. daora esse saite diti

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA. VALEU MUITO PARA MINHA MONOGRAFIA SOBRE A MUSICALIDADE DA PEROLA.

    BJS

    ResponderExcluir
  4. vale ressaltar que blog nao e uma referencia para o trabalho mais ajudou bastante !

    ResponderExcluir
  5. Amei muito ...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...